top of page

Trump sugere possibilidade de terceiro mandato apesar de restrições constitucionais

De acordo com o presidente, "há métodos para que isso aconteça", mas não detalhou quais seriam





Daniel Torok
Daniel Torok

O presidente Donald Trump afirmou no domingo (30) que não descarta a possibilidade de buscar um terceiro mandato na Casa Branca, apesar da Constituição dos Estados Unidos proibir que um presidente exerça mais de dois mandatos.


Atualmente em seu segundo mandato não consecutivo, Trump já havia feito alusões vagas à ideia de uma terceira gestão, mas abordou o tema de forma mais direta durante uma entrevista por telefone à NBC News.


"Não, não estou brincando. Não estou brincando", afirmou o presidente. No entanto, ele ponderou que "ainda é muito cedo para pensar nisso".Trump sugeriu que há maneiras de contornar a limitação constitucional, mas evitou entrar em detalhes: "Existem métodos pelos quais isso poderia acontecer, como você sabe", declarou, sem especificar quais seriam esses métodos.


A 22ª Emenda da Constituição dos EUA, ratificada em 1951, estabelece que nenhum indivíduo pode ser eleito presidente mais de duas vezes. Além disso, qualquer pessoa que tenha ocupado a presidência por mais de dois anos de um mandato originalmente atribuído a outro presidente também está impedida de se candidatar mais de uma vez.

Trump já fez comentários provocativos sobre um terceiro mandato em outras ocasiões.


Na Câmara dos Representantes, o deputado republicano Andy Ogles, do Tennessee, propôs uma legislação para modificar a 22ª Emenda e permitir que um presidente que exerceu mandatos não consecutivos possa concorrer a um terceiro mandato de quatro anos.

Para que essa mudança ocorra, seria necessário o apoio de dois terços da Câmara e do Senado, além da ratificação por três quartos dos estados.


"Não vou mudar a Constituição, a menos que o povo americano escolha fazer isso", afirmou Ogles. Para que a proposta avance, seria preciso o apoio de todos os republicanos e de um número significativo de democratas no Senado.

bottom of page