Trump anuncia plano para ampliar deportações e promete apoio a prisões em El Salvador
- Lara Andrade
- há 3 dias
- 1 min de leitura
O presidente fez a declaração durante reunião com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, na Casa Branca

Durante uma reunião na Casa Branca com o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou que pretende deportar o maior número possível de imigrantes irregulares. Trump também disse que os EUA estão dispostos a ajudar o governo salvadorenho a construir novas prisões, em meio ao aumento das transferências de supostos membros de gangues para uma megaprisão no país centro-americano.
“Você pode construir mais alguns [presídios], por favor? O máximo que pudermos tirar do nosso país, aqueles que o incompetente Joe Biden permitiu que entrassem aqui, através das fronteiras abertas. Temos milhões de pessoas que são perigosas, assassinos, traficantes de drogas”, declarou Trump, em tom crítico à política migratória da atual gestão norte-americana.
No último domingo (13), o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, afirmou que “mais 10 criminosos das organizações terroristas estrangeiras MS-13 e Tren de Aragua chegaram a El Salvador”. O governo Trump tem intensificado as deportações de imigrantes supostamente ligados a organizações criminosas, embora não revele publicamente suas identidades nem as provas que sustentam as acusações.
Essa postura tem gerado críticas de entidades de direitos humanos, protestos de familiares dos deportados e questionamentos judiciais. Duas autoridades ouvidas pela CNN revelaram que Washington se prepara para transferir mais imigrantes com antecedentes criminais para a prisão de segurança máxima salvadorenha, após uma decisão da Suprema Corte que permitiu, provisoriamente, o uso de autoridade de guerra para acelerar deportações.