Trump agenda nova conversa com Putin para negociar o cessar-fogo na Ucrânia
- Lara Andrade
- 17 de mar.
- 1 min de leitura
Trump está tentando ganhar o apoio de Putin para a proposta de cessar-fogo de 30 dias

O presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou que pretende conversar com o presidente russo, Vladimir Putin na próxima terça-feira (18) para discutir novamente sobre o fim da guerra na Ucrânia. A decisão ocorre após negociações positivas entre autoridades americanas e russas em Moscou.
A primeira conversa entre os dois líderes, em 12 de fevereiro, enfraqueceu os esforços ocidentais para isolar Putin, que lançou uma ofensiva contra a Ucrânia há três anos. O diálogo também abriu caminho para a reaproximação entre Moscou e Washington. Trump busca o apoio de Putin para a proposta de cessar-fogo de 30 dias, aceita pela Ucrânia na semana passada, mesmo com os ataques aéreos em curso e o avanço russo para expulsar as forças ucranianas da região de Kursk.
A Rússia condicionou o fim das hostilidades ao reconhecimento, por parte da Ucrânia, do controle russo sobre os territórios ocupados e à renúncia à adesão à Otan. Além disso, já exigiu a destituição do atual governo ucraniano.
Questionado sobre as concessões em negociação, Trump declarou: “Falaremos sobre terras. Falaremos sobre usinas de energia”. No entanto, ao aceitar o cessar-fogo, a Ucrânia transferiu para a Rússia a pressão de atender às exigências de Trump, o que colocará à prova a visão do presidente dos EUA sobre Putin, responsável por iniciar a invasão à Ucrânia há três anos.