Quarta onda de calor do ano, atinge o Sul do país e não dará tréguas até a primeira semana de março
- Larissa Lauane
- 25 de fev.
- 1 min de leitura
Os termômetros devem ficar na faixa dos 40 °C por um período mais longo do que o esperado

Na região Sul do país, o calor intenso voltou no último sábado (22), devido a formação de mais uma onda de calor, sendo a 4ª registrada no país em 2025. Em boa parte do Rio Grande do Sul, ao longo dessa semana, os termômetros ficarão na faixa dos 40° C e os reflexos devem atingir outros estados.
Os dados são da Agência Meteorológica MetSul, que explica ainda, que a onda de calor atual está associada a uma bolha de calor entre países vizinhos ao Rio Grande do Sul, como Paraguai, Argentina e Uruguai e afetará também o Paraná, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul e se estende à parte Oeste de São Paulo.
Não haverá tréguas pois, a bolha de calor, também conhecida como domo ou cúpula é caracterizado por uma área de alta pressão e permanece estacionada na região, por dias ou até semanas. É uma onda de calor atipicamente longa, segundo os dados e previsões dos mapas da MetSul, se estendendo até as primeiras semanas de março.
O portal ClimaTempo, já informava sobre as novas condições na sexta-feira (21), alertando os Estados envolvidos e desde então é assunto na maioria dos portais. O calor tem impacto extremo em diversos setores e é importante prevenir e se manter informado.