top of page

Ministério do Meio Ambiente declara emergência ambiental por risco de incêndios florestais

Atualizado: 5 de mar.

Ministra Marina Silva, assina portaria que permite planejamento em regiões específicas que sofrem anualmente com o fogo





Antonio Cruz/Agência Brasil
Antonio Cruz/Agência Brasil

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) divulgou nesta sexta-feira (28) no Diário Oficial da União, a portaria Nº 1.327, com ações para prevenção e combate a incêndios no Brasil em 2025, assinado por Marina Silva.


O documento aponta os períodos de maior risco e as áreas vulneráveis a incêndios em todo o país, para viabilizar a contratação emergencial de brigadistas federais.


A apresentação aconteceu na quinta-feira (27), em coletiva de imprensa realizada na sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Brasília (DF) e foi transmitido Ao Vivo.


Marina Silva, que assinou a portaria, declara emergência ambiental por risco de incêndios florestais em regiões e épocas específicas.


Participaram do evento a ministra, Marina Silva; o secretário-executivo do MMA, João Paulo Capobianco; o secretário extraordinário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do ministério, André Lima; e os presidentes do Ibama, Rodrigo Agostinho, e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Mauro Pires.


Do total de 4.608 profissionais, 4.358 serão brigadistas e 250 servidores efetivos, organizados em 231 brigadas florestais federais. Dessas, 116 brigadas serão vinculadas ao Ibama e 115 ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


A infraestrutura para 2025 incluirá 15 helicópteros, dois aviões de transporte, dez aeronaves para lançamento de água, 340 camionetas operacionais, 199 veículos específicos e 50 embarcações. Como mostram informações da Agência Gov.


Para aprofundar, acesse o site da Portaria


bottom of page