Ministério da Saúde anuncia 100% de gratuidade no Farmácia Popular e disponibiliza credenciamento para todos os municípios
- Lara Andrade
- 14 de fev.
- 2 min de leitura
A partir de agora, mais de 41 medicamentos e itens como fraldas geriátricas fazem parte do programa

Durante o Encontro de Novos Prefeitos e Prefeitas, nesta quinta-feira (13), a ministra da Saúde Nísia Trindade anunciou a ampliação da gratuidade do Programa Farmácia Popular para toda a população brasileira. Com essa mudança, os 41 itens disponibilizados pelo programa passam a ser fornecidos gratuitamente nas farmácias credenciadas. A medida beneficiará de imediato mais de 1 milhão de pessoas por ano, especialmente idosos que antes precisavam pagar uma parte do custo de alguns insumos.
Entre as novidades, fraldas geriátricas agora serão distribuídas gratuitamente para o público elegível, como pessoas com 60 anos ou mais. Além disso, a dapagliflozina, medicamento utilizado no tratamento de diabete associada a doenças cardiovasculares, também passará a ser ofertada sem custos. Essa ampliação fortalece o acesso da população a medicamentos essenciais e expande a abrangência do programa.
De acordo com a ministra, essa iniciativa faz parte do compromisso do SUS (Sistema Único de Saúde) com a população. “Sei da importância dessa ação. Em 2024, mais de 24 milhões de pessoas foram beneficiadas pelo programa e queremos ampliar ainda mais esse alcance, especialmente em regiões mais remotas do país”, afirmou.
Além da ampliação da gratuidade, Trindade anunciou uma nova fase de credenciamento para farmácias privadas em municípios que ainda não são atendidos pelo programa. Com isso, novos estabelecimentos poderão se cadastrar, aumentando a rede de atendimento e permitindo que mais brasileiros tenham acesso a medicamentos essenciais.
Desde 2023, o Farmácia Popular tem avançado de forma significativa. Até 2022, apenas medicamentos para asma, diabete e hipertensão eram distribuídos gratuitamente. Em 2023, o governo ampliou a gratuidade para todos os beneficiários do Bolsa Família, permitindo o acesso sem custos aos 40 medicamentos disponíveis no programa, beneficiando cerca de 55 milhões de brasileiros.
Saúde da mulher
A saúde da mulher também foi priorizada, com a inclusão gratuita de medicamentos para osteoporose e contraceptivos. Anteriormente, esses produtos eram oferecidos com 50% de desconto, mas, desde 2023, passaram a integrar a lista de medicamentos gratuitos. Com essa mudança, mais de 5 milhões de mulheres que antes pagavam metade do valor agora podem retirar esses insumos sem custos.
Outra iniciativa importante foi o lançamento do programa Dignidade Menstrual, que ampliou o acesso a itens de higiene para populações vulneráveis. Em seu primeiro ano, a ação beneficiou 2,1 milhões de pessoas de baixa renda em todo o Brasil, distribuindo mais de 240 milhões de absorventes com um investimento de R$ 119,7 milhões do Ministério da Saúde.
Quem pode ter acesso ao Farmácia Popular?
Pessoas com baixa renda ou em situação de vulnerabilidade social
Pessoas com condições crônicas, como diabete, asma, hipertensão, osteoporose, HIV ou Aids, doenças infecciosas e raras
Beneficiários do Bolsa Família
Como retirar medicamentos
Apresentar a receita médica válida tanto do SUS quanto de serviços particulares
Apresentar um documento oficial com foto
Para mais informações acesse https://www.gov.br/saude/pt-br