top of page

Lula pede demissão de Alessandro Stefanutto presidente do INSS após operação da PF

A avaliação é que o momento exige cautela para não agravar a crise institucional





Rafa Neddermeyer/Agência Brasil
Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou a auxiliares que deseja demissão do presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Alessandro Stefanutto. A decisão ocorre após o afastamento de Stefanutto no âmbito da operação “Sem Desconto”, da Polícia Federal, que investiga irregularidades nos descontos de mensalidades associativas aplicados sobre aposentadorias e pensões do INSS. O dirigente foi alvo de mandados de busca e apreensão em sua residência e gabinete.


Apesar da vontade de Lula, a demissão ainda não foi oficializada. O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, responsável pela indicação de Stefanutto ao cargo, estaria resistindo à troca. A investigação resultou no cumprimento de 211 mandados judiciais em diversos estados, além de ordens de sequestro de bens que ultrapassam R$ 1 bilhão. Também foram expedidos seis mandados de prisão temporária em uma ação que envolve o Distrito Federal e 13 estados, como São Paulo, Minas Gerais e Pernambuco.


Dentro do governo, a operação é vista como delicada, especialmente por ter como alvo um indicado político. A repercussão causou desconforto no Ministério da Previdência, onde aliados de Stefanutto criticam a condução da ação policial. A avaliação é que o momento exige cautela para não agravar a crise institucional envolvendo o INSS.

bottom of page