Lula lança cadastro nacional de animais domésticos com foco no cuidado ético de cães e gatos
- Lara Andrade
- há 2 horas
- 2 min de leitura
O programa busca incentivar a guarda responsável, o controle populacional por meio da castração e o combate ao abandono

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quinta-feira (17) o decreto que institui o Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos, parte do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos, o ProPatinhas. O novo sistema prevê a criação do RG Animal, um registro que acompanhará cada pet por toda a sua vida, com o objetivo de promover o controle responsável da população de cães e gatos no país.
O programa foi concebido ainda durante o período de transição do governo, no final de 2022, e é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente. Embora o presidente Lula não tenha discursado no evento de lançamento, realizado no Palácio do Planalto, a ministra Marina Silva destacou a importância do ProPatinhas como uma política pública de cuidado e respeito aos animais, ressaltando que o projeto teve apoio até mesmo de setores da oposição no Congresso Nacional.
Durante a cerimônia, Marina Silva rebateu críticas à iniciativa, afirmando que a formulação de políticas para animais domésticos não deve ser vista como concorrente de políticas voltadas para seres humanos. “Vida é vida. Não se trata de comparar, mas de reconhecer o valor da existência, seja ela qual for”, afirmou a ministra, defendendo o compromisso ético com todas as formas de vida.
O SinPatinhas, sistema que centraliza o cadastro de animais domésticos, será uma ferramenta essencial para políticas de saúde, proteção e bem-estar animal. Além disso, o ProPatinhas busca incentivar a guarda responsável, o controle populacional por meio da castração e o combate ao abandono, problema que afeta milhões de cães e gatos no Brasil.