top of page

Lula diz que vai negociar tarifas com os EUA antes de tomar medidas

O presidente afirmou que os ministros estão em diálogo com representantes do comércio dos Estados Unidos




MarceloHide/FotosPublicas
MarceloHide/FotosPublicas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na quinta-feira (27), durante uma agenda no Japão, que o Brasil buscará negociar com os Estados Unidos sobre o “tarifaço” imposto pelo presidente Donald Trump antes de adotar outras medidas, como a reciprocidade ou um possível recurso à Organização Mundial do Comércio (OMC).


Lula também destacou que o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, e o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, mantêm negociações constantes com representantes comerciais dos Estados Unidos.


Desde que assumiu a presidência, Trump tem aumentado tarifas de importação com o objetivo de fortalecer a indústria americana e corrigir o que considera desequilíbrios nas relações comerciais dos EUA.


Sobre essa política econômica, Lula disse que ainda não sabe quais serão os impactos da postura protecionista do governo norte-americano. Ele reconheceu o direito de Trump de tomar decisões dentro do próprio país, mas ressaltou que o Brasil também tem autonomia para definir sua política econômica. O presidente brasileiro alertou que a elevação das tarifas pode resultar em aumento dos preços e, consequentemente, dos juros nos Estados Unidos.



bottom of page