top of page

Lula diz que Brasil mais justo depende dos brasileiros e não de potências estrangeiras

A declaração foi feita em um dia marcado por volatilidade nos mercados internacionais, impulsionada após aplicação de tarifas comerciais anunciadas pelo presidente Donald Trump





Ricardo Stuckert / PR
Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou na segunda-feira (7) ,que a construção de um Brasil mais igualitário não está nas mãos de potências internacionais, mas sim dos próprios brasileiros.


A declaração foi feita durante uma cerimônia de anúncio de investimentos e contratações do Mercado Livre, em Cajamar, na Região Metropolitana de São Paulo. “Esse país de classe média está nas nossas mãos. Não depende dos EUA, não depende da China, não depende da Argentina, depende de nós brasileiros”, afirmou o presidente, ao defender um modelo de país menos desigual, com redução das extremas riquezas e da pobreza.


A fala ocorre em um contexto de forte instabilidade nos mercados internacionais, após a escalada da guerra comercial entre Estados Unidos e China. Os ânimos se intensificaram na última sexta-feira (4), com o início da aplicação de novas tarifas comerciais pelo presidente americano Donald Trump, seguidas de retaliações do governo chinês.


As novas tarifas dos EUA, que entraram em vigor no sábado (5), impõem uma taxa de 10% sobre produtos brasileiros. Já os produtos chineses foram taxados em 34%, o que levou Pequim a responder com medidas equivalentes contra mercadorias norte-americanas. Em meio à disputa, Trump ameaçou nesta segunda uma nova rodada de tarifas, desta vez de até 50%, caso a China não recue.

bottom of page