Inelegível, Bolsonaro segue à frente de Lula em pesquisas para 2026
- Lara Andrade
- 27 de mar.
- 2 min de leitura
Levantamentos recentes mostram até treze pontos percentuais de desvantagem para o atual presidente

Inelegível por decisão da Justiça Eleitoral e sob crescente pressão do Supremo Tribunal Federal (STF), o ex-presidente Jair Bolsonaro ainda mantém forte apoio entre os eleitores em comparação com o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva. Na última quarta-feira (26), a Primeira Turma do STF tornou Bolsonaro e sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado.
Pesquisas eleitorais recentes indicam que Bolsonaro segue competitivo contra Lula em 2026, com cenários que vão desde uma vitória expressiva até um empate técnico. Os levantamentos foram realizados entre fevereiro e março de 2025, após a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o ex-presidente, mas antes da decisão do STF que aceitou a acusação.
Segundo pesquisa do instituto Futura Inteligência, divulgada na quarta-feira (26), Bolsonaro aparece com 51,1% das intenções de voto no segundo turno contra 37,3% de Lula. O levantamento também aponta que o atual presidente perderia para Michelle Bolsonaro, que registra 48,5% de possíveis votos, enquanto Lula mantém os mesmos 37,3%. O instituto entrevistou mil eleitores entre os dias 19 e 22 de março, com margem de erro de 3,1 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.
Já o mais recente levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado em 18 de fevereiro, mostra Bolsonaro com 36% das intenções de voto no primeiro turno, contra 33,8% de Lula, um empate técnico dentro da margem de erro de 2,2 pontos percentuais.
No segundo turno, Bolsonaro lidera com 45,1% contra 40,2% do atual presidente. Contudo, considerando a margem de erro, a vantagem de Bolsonaro pode cair para apenas meio ponto percentual. O instituto entrevistou 2.010 eleitores entre os dias 13 e 16 de fevereiro de 2025, cobrindo os 26 estados e o Distrito Federal, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais e grau de confiança de 95%.