Incêndios florestais devastam Mato Grosso do Sul e estado declara emergência
- Monise Antunes Rodrigues
- 26 de jun. de 2024
- 1 min de leitura
Fogo atinge áreas de preservação e coloca em risco vidas e propriedades

O governador do Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, nesta segunda-feira (24), declarou que o estado está em situação de emergência devido aos incêndios florestais no Pantanal. O decreto foi publicado no Diário Oficial do Estado, com prazo de 180 dias. A medida visa agilizar o combate às chamas e garantir a segurança da população.
Diante da estiagem severa que assola o estado, o governo colocou em ação um plano abrangente para conter os danos causados pela seca. Todos os órgãos estaduais trabalharão em conjunto, sob a coordenação da Defesa Civil, para responder ao desastre, recuperar áreas afetadas e reconstruir. Em caso de risco iminente, os socorristas poderão entrar em propriedades privadas para prestar socorro, determinar a evacuação e conter as chamas.
A decisão também suspende a necessidade de licitações em situações de urgência, como calamidades públicas. Isso permite que o governo contrate obras, equipamentos e serviços com mais agilidade, sem comprometer a continuidade dos trabalhos de resposta à seca.
A medida foi tomada devido à grave estiagem que atinge o estado, com impactos na agropecuária, principalmente no Pantanal, e aumento do risco de incêndios. A seca prolongada já causou prejuízos econômicos e ambientais expressivos.