Guerra comercial: Trump ameaça adicionar tarifas ‘muito maiores’ se Europa e Canadá se unirem contra os EUA
- Lara Andrade
- 27 de mar.
- 1 min de leitura
O Canadá e os EUA vivem uma guerra comercial desde anúncios de impostos por parte de Trump

O presidente Donald Trump afirmou em uma publicação nas redes sociais na madrugada desta quinta- feira (27) que tomaria medidas contra a União Europeia e o Canadá caso se unissem para "causar danos econômicos" aos Estados Unidos, abrindo uma nova frente na crescente guerra comercial.
"Se a União Europeia trabalhar com o Canadá para causar danos econômicos aos EUA, tarifas em larga escala, muito maiores do que as atualmente planejadas, serão impostas a ambos, a fim de proteger o melhor amigo que cada um desses dois países já teve", escreveu Trump em sua rede social Truth Social.
A publicação de Trump impõe um novo desafio à União Europeia, que já busca formas de reagir às tarifas impostas pelos EUA sobre aço, alumínio, automóveis e possivelmente uma ampla variedade de bens e serviços.
Os Estados Unidos são, de longe, o principal parceiro comercial da Europa, e a ameaça de condições comerciais mais rígidas levou a União Europeia a intensificar esforços para negociar. No entanto, o governo Trump tem mostrado pouco interesse em fechar um acordo até o momento.
Diante desse cenário, os europeus têm buscado novas alianças e fortalecido relações comerciais já existentes. Além disso, a incerteza gerada pela postura de Trump em relação ao apoio militar tem aproximado parceiros como a União Europeia e o Canadá. O Canadá, por sua vez, já trabalha para fornecer apoio industrial ao esforço de rearmamento europeu.